sábado, 21 de junho de 2014

EVANGELISMO MISSÕES URBANAS




A IGREJA TEM FEITO EVANGELISMO MUNDIAL NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES E MAIS A FZER NESTA TAREFA MUNDIAL DA IGREJA ANTES DA VINDA DE JEUSUS.









                   Definição de evangelismo

Introdução

Em toda a história dos pentecostais,o evangelismo tem sido uma prioridade.A auto imagem histórica das primeiras e principais denominações Pentecostais é que surgiram para ser um instrumento de evangelismo no mundo.Russel Spittler disse que"os pentecostais sempre foram melhores no evangelismo que no escrever tratados de certos assuntos na teológica.Tradicionalmente,é percebido que ser Pentecostal é ser testemunha de Jesus.(notas dic. mov,pent,cpad,pp.289).

Os Pentecostais veem nas paginas do novo testamento uma ousadia evangelística e,devido á alta consideração pela biblía,e sua experiência Pentecostal como um mandato para o evangelismo em suas varias formas e métodos(ibiddic.mov,pent,pp.289).

A evangelização da igreja é a esperança do País,e dai do mundo.A vital importância da evangelização é resultado pelo testemunho dos séculos a saber:a igreja que deixar de ser evangelística,não demora muito pode deixar de ser evangélica.A frouxidão doutrinaria começa com o relaxamento do dever.A teologia sem avivamento chega,mais dia ou menos dia,a um fim trágico.(notas ig.em chams R.L.Sumer,pp.16).
A melhor maneira de evitar a consequencia é prevenir-se contra a frieza.Um ministério liberal gera á incredulidade tão certamente quanto um carvalho em descomposição gera cogumelos.Em sementes,que o pleno vigor repeliria,são fatais.Eleve-se a temperatura e morrem os insetos ameaçadores(notas ibid pp.16).

O avivamento na vida espiritual transforma o ambiente de que necessitamos de púlpitos avivados em igrejas para combater o gélido cetismo e apóstata de nossos dias.Aqueles que amam a verdade,amam a igreja,ama o Senhor,tem a obrigação de manter aceso o fogo da evangelização.Mais vale uma grama de preventivo do que um kilo de curativo.O lema do seculo 21 para todos os filhos de Deus,deve ser:evangelizar.(notas ibid pp.16-17).
Mas qual a causa da quase frieza em muitos lugares ,é falta de poder,santidade,avivamento nas nossas igrejas de hoje?A resposta está na FRIEZA e esteríedade da média dos lideres e dos evangelistas.Nos caso sem que tem fracasso os esforços visando o avivamento"o maior obstáculo é o ministro'.Um ministério inflamado gera uma igreja inflamada,da mesma forma um ministro de coração frio gera uma congregação gelada.(ibid pp.12).
Conforme disse o Dr.William N.Brodbeck em uma reunião de pastores metodistas nos Estados Unidos,em Chicago á mais de 50 anos:"A igreja quase sempre tem o tom de seu pastor.Se ele for indiferente quando a um avivamento,os membros,obreiros também serão,mas se ele despertar o fatos direcionado o povo ao avivamento e trabalho,a igreja logo seguirá na direção também(ibid,pp.13).
Se o líder quiser ver seu povo despertado para evangelizar as almas,a iniciativa deve ser dele.O líder ,obreiro,que quiser ver um grande avivamento em sua igreja já há de,primeiro,ganhar ele mesmo á vitória junto com os obreiros,e não publicamento na congregação,mas de JOELHOS,nos cultos de ORAÇÃO e particularmente     nas MADRUGADAS .É  ai que a batalha há de ser travada e ganha á vitória(notas,ibid pp.12).
Por isso mesmo,os pregadores devem parar de culpar o povo pelas igrejas frias e quase mortas.Conta Dr.R.L.Sumner"um irmão lamentou que sua igreja acabava de encerrar uma campanha"avivalística"sem ter uma única conversão,apesar de ter sido'grande',a pregação em vários lugares e tudo mais.Outro informou que contou ter estado em 5 ou 6 meses no campo na sua igreja ser ter visto uma única conversão".
Dr.R.L.Sumner conta mais"Outro ainda contou como durante muitos meses vinham sendo áridos e infrutifaros seus trabalhos.Quase todos os pregadores tinham a mesma história da lamuria.Dr.R.L.Sumnes afirma"'da minha parte não culpo as igrejas,"culpo os lideres),qualquer líder que esteja de bem com Deus poderá ver algum fruto ainda que todo o mundo na igreja esteja contra ele ou outras pessoas.






                                         O que fazer?

Não podemos recuar,havemos de prosseguir,ganhar almas,multipli
cando reuniões evangelisticas,pregando a mensagens evangelisticas,exaltando experiências evangelisticas,evangelizando com por exemplo folhetos,de casa em casa convidando as pessoas etc. 


                                O termo evangelismo 


Tem uma multidão de explicações e definições.O histórico da palavra no novo testamento revela um uso duplo-como substantivo e como verbo.O substantivo"evangelion"."boas novas",ocorre 75 vezes e o verbo"evangelizomai""anunciar""proclamar""pregar boas novas",aparece 24 vezes.Evangelismo é o ato de proclamar as boas novas de Jesus,no poder e na unção do Espirito Santo com propósito de que as pessoas coloquem a sua confiança em Cristo para sua salvação de sua igreja(dic,mov,pent,pp.289,cpad).

A definição mais simples possível de nosso tema é :evangelizar é fazer chegar a Palavra de Deus ao povo.A biblía traz a solução de todo problema:compete aos remidos fazer com que essa Palavra atinja os carregados e oprimidos do pecado.Jesus ao ressuscitar reuniu os discípulos,os onze no cenacúlo logo antes de sua Ascenção ordenou-lhes"ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura"(MC 16.15).A evangelização é a igreja que vai.(notas igreja em chamas pp.17R.L.SUNMES).


Quando instituiu a ceia memorial,o Salvador disse-lhes aos seus discípulos(JO14.15).E sendo assim,a evangelização é a igreja que obedece.Quando Jesus iniciou seu ministério público,chamou os discípulos(MC1.17),A evangelização é a igreja que segue.Em (MT12.50),Jesus respondeu a pergunta,é a evangelização é a igreja que faz a vontade de Deus(ibid ig.em chamas pp.17 R.L.Sunmer).


Para os Pentecostais o evangelismo envolve muito mais que simples proclamação do evangelho.A proclamação evangelistica não é um fim em si mesmo,mas um meio para alcançar uma finalidade-persuadir os pecadores a aceitarem Cristo como Senhor e segui-lo como membros respônssaveis em uma igreja local que,por sua vez,proclama as boas novas.(notas dic,mov,pent,pp.289-cpad).


O evangelismo Pentecostal rejeita o principio de universalismo que diz que o trabalho de evangelização é simplesmente informar as pessoas que elas já estão salvas.Também os Pentecostais  crêem que a proclamação só para transmitir informações não é suficiente.O evangelismo Pentecostal envolve as boas novas de livramento da má noticia de que a humanidade está morta e vivendo com fardo do pecado(ibid,dic,mov,pent,p.289-cpad).
Existe Pentecostal que apela para uma confrontação,é o condutor,confrontando com a verdade.O testemunho Pentecostal prega uma decisão e a guarda resultados.Esse é o sentido no qual Jesus anunciou(missão de evangelismo LC 4.18-19).(ibid dic,mov,pent,cpad).


Existe uma persuasão no evangelismo Pentecostal,como visto na pregação do Apostolo Paulo quando ele buscava persuadir o Rei Agripa se tornar cristão.(AT26.17-18).Os pentecostais vêem mais que esforço evangelístico muito mais uma mera extensão de um movimento religiosos ou de ideologia ou experiênciaparticular.


Há muitos relatos do Pentecostalismo,os crentes se levantaram para pregar,dentro de poucos dias após a sua conversão.O chamado ao evangelismo pessoal",um crente evangelizando nas ruas,casas etc, pessoas não convertidas,é uma das marcas de extraordinària expansão do Pentecostalismo(notas,ibid dic,mov,pent,pp290,cpad).




                        
                           
                  Voltando ao modelo da igreja primitiva




Á igreja atual não pode prescindir do exemplo da igreja primitiva.Ela é o padrão para todas as iniciativas,seja em que área for da vida eclesiástica.Por sua contemporaneidade apostólica,recebeu os ensinos de Jesus em primeira mão e deixou uma herança de valor incalcúlavel para gerações seguintes e a nossa também.

Mesmo que a igreja de hoje esteja vivendo em outro contexto no qual os métodos precisam ser reciclados a cada dia,para acompanhar á velocidade das mudanças,renegar os princípios que norteiam a ação da igreja primitiva é praticar morte espiritual.As estratégias se alteraram e outras surgem com o tempo. Hoje temos por exemplo,a pagina impressa,mídias,os velóses meios de transportes,á informatica,e a cada dia que passa surgem novas descobertas na área da comunicação.Deve á igreja utilizar esses recursos de maneira licíta para alcançar com evangelismo.No entanto os princípios biblícos que tiveram lugar na igreja primitiva são  imutáveis,tem caráter universal e se aplicam as heranças culturais de todos os povos,isto quer dizer que a menssgem do evangelho não se modifica de acordo com as circunstáncias. 

Porque a igreja primitiva tornou se um padrão para todos?

Nos responde Charles Eardman"não menos admírável do que o dom de línguas ou eloquência de Pedro ou ainda á conversão de toda uma multidão,foi a conduta dos que aceitavam Cristo como seu suficiente salvador.Muita gente parece acreditar que o poder do Espirito Santo se evidencia poe certos dotes notáveis ou pela habilidade de falar em público.A melhor prova desse poder nos crentes,se encontrava na sua maneira de viver.Esses primeiros cristãos não deixavam de procurar novas instruções da parte de quem conhecia realmente o Senhor,sentiam prazer na comunhão.

                     
  A igreja primitiva dava enfase á oração

                       1°.Uma prioridade da liderança.

Quando se olha a igreja primitivo que se vê são os lideres dando prioridade á oração em suas própias vidas.Os quase 120 discípulos no cenáculo não estavam sozinhos,mas tinham a companhia doa apóstolos(AT 1.13,14),O milagre da porta formosa só foi possível porque dois lideres subiam ao templo na hora da oração(AT 3.1).Quando certas responssabilidades funcionais começaram aumentar sobre os ombros da liderança apostólica,logo foram transferidas para lideres intermediarios,os diaconos,porque os apóstolos interessavam continuar perseverando na oração.(AT 6.3-4).
É por isso que o primeiro item aqui sugere:Retorno sistematico da oração partindo,o exemplo da liderança.Não basta só estimular os crentes á oração,a liderança precisa acompanha-los.Infelizmente,porem,a atividade eclesiastica para os lideres ,hoje é tão intensa que muitos lideres se veem na contigencia de mandar o povo orar,enquanto ficam no gabinete cuidando dos problemas.
Quando isso começa a ocorrer,é hora de tomar a mesma medida dos apóstolos,por ocasião da instituição.


                         
2.uma prioridade da igreja(AT 12.1-2).

Orar é básico para o exito de qualquer iniciativa.O apóstolo Paulo pregou para lidia,em Filipos,quando procurava um lugar para oração(AT 16.13).Oração e evangelização andam juntas,e são inseparaveis.
    
Existem lugares que o grupo de evangelismo quase não ora.Sei pois tenho conhecimento disso.Mas aprendi que quando participei do grupo de evangelismo Ebenézer no Jardim Zaira em Mauá,na Assembleia de Deus,que antes de sair para evangelização aos sábados de manhã,todos costumavam orar 30 minutos de oração,e sempre viamos resultados do evangelismo todos os meses.Na avenida evangelizavamos,e outros lugares no mesmo bairro,e até em casas,eramos chamados para fazer cultos e oraçoes.Um diacono foi o lider do grupo de evangelismo,e havia irmãos que oravam nas madrugadas e jejuavam no sábado até 12:00 dia,o resultado eram visíveis,almas salvas,libetas e logo eram batizadas com Espirito Santo. 
Existem grupos de evangelismo em que não há frutos ou quase não oram juntos e jejuam,e orar na madrugada em jejum e oração.Me lembro que quando realizei o evangelismo pessoal e visitas nas casas,dificilmente eu ia sem primeiro participar das vigilias até 4,ou 5 da manhã na sexta ou sábado e jejuar 12 horas ou no sábado ou no domingo,seja qual dia de evangelismo,sem orar e jejuar na madruga eu não ia.
Os grupos de evangelização nos dias de hoje,em sua maioria estão longe desse principio de buscar á Deus antes de evangelizar as pessoas,muitos praticam a superficialidade,não haverá resultados.O avivamento sempre acompanhava o grupo Ebenezer quando participei,pois buscavamos o Senhor sinceramente com lagrimas ,orando nas madrugas e vigilias etc ,e o resultados foram surgiram,ouve crescimento no numero de pessoas convertidas e reconciliações na sede  onde congreguei e eles permaneceram firmes no Senhor.Todos do grupo  levavam folhetos e convidávamos as pessoas paravam para nos ouvir ,quando passávamos na avenida e bairros próximo da sede onde congregavamos no Jardim Zaira.
Muitos trabalhos de evangelismo em grupo ou pessoal necessitam nos dias de hoje pessoas que tenham essa visão da obre do evangelismo,qual visão?Visão biblica de sair do comodismo ou falta da oração e jejum,e abraçar o que diz atos 1.8"recebereis poder virtude",mas como receber poder real de Deus?,ora,é a mesma coisa que diz atos 12.12,se a oração é pouca,pouco poder,pouco revestimento,pouca autoridade,pouco resultado,mas se há dedicação a oração,jejum,antes de ir evangelizar,então surgirá resultados poucos.Todos os participantes do grupo de evangelismo devem no minimo orar de madrugada e jejuar algumas horas também conforme a saúde de cada um é claro.
Desejo que muitos grupos ou lideres de grupos possam o mais rapido possivel por em pratica a oração e jejum ou até vigilias em seus trabalhos de evangelismo em suas igrejas para que sejam avivados pelo poder do Espirito Santo e assim que os lideres alcançarem as almas,muitas almas e sua igreja local possa receber em quantidade e qualidade com os frutos do Espirito Santo.Sim há esperança para sua igreja crescer,seja qual país voce esteja lendo isso,convoque os grupos de evangelismo de sua igreja ou campo de trabalho para orar,jejuar,para irem para as vigilias,ainda que seja uma vez por semana,no minimo frequentemente,sempre há no grupo irmãos ,que podem jejuar para o evangelismo e salvação de almas.
A igreja pode manter aberta uma sala á parte ou se reunir na igreja com propósito de oração para este fim,pode ter grupos de oração no templo,podem também se reunir em horarios diferentes,de acordo com a agenda da igreja,isto sem falar nas vigilias e outros horarios de oração etc.

                              Enfase ao evangelismo

O final do texto biblico basico afirma que a igreja primitiva caiu na graça do povo e que  eram acrescentados os que haviam de ser salvos".Como isto ocorria a não ser atravez da evangelização?Com um nucleo inicial de quase 120 discipulos depois do capitulo 6,o numero de crentes não pode ser mais contado,porque"se multiplicava muito"(AT6.7).A igreja primitiva lançava mão de todas ás estratégias para anunciar as boas novas do evangelho com enfase a evangelização pessoal e ao evangelismo de muitos.
Se eles dispusecem dos meios que (hoje estão á nossa disposição),não hesitavam em (utilizar-los,porque pregar aos pecadores era da própia igreja primitiva e deve ser a nossa também.Eles podiam repetir a afirmação de Paulo sem hipocrisia:'ai de mim,se não anunciar o evangelho"(1°cor 9.16).


                    A igreja primitiva dava enfase á Palavra  
                                       1°.prioridade á pregação.
Desde as primeiras paginas do livro de atos á pregação ocupava lugar predominante na vida da igreja primitiva"nós perseveramos...no ministério da Palavra".(AT6.4).A palavra de Deus pregada a tempo e fora de tempo.

                                 2°.Prioridade ao ensino.
"doutrina dos apóstolos",no texto biblíco básico,quer dizer que os lideres da igreja primitiva tinham o cuidado de ensinar"todo o conselho de Deus".Jesus exercia um triplíce ministério,curando,pregando e ensinando.Os apóstolos seguiam o mesmo exemplo,de modo que "não cessavam de "ensinar,e anunciar a Jesus Cristo"(AT 5.42).
Evangelizar,mas não edificar os novos convertidos sem ensino,é deixa-los vulneráveis a todo "vento de doutrinas",pois suas raizes não estão aprofundadas(SL1.1-3),por outro lado,manter os membros com mais tempo pode de evangelho nos rudimentos da fé (HB6.1).Os irmãos da igreja primitiva não só eram ensinados mas tinham acesso,eles mesmos,as Escrituras para confrontar com Palvra de Deus o que ouviam(AT17.11).  
                                  
                          3º Envolvendo a igreja com a Palavra.
A biblia deve ser lida diariamente(DT 17.19).Esta regra é excelente.É estimado que 90% dos crentes não leem a biblia diariamente,não é admirar haver tantos deles frios e infrutíferos no testemunho no evangelismo,enfim no trabalho cristão.Na realidade são anãos ,raquíticos,carnais,negligentes,acomodados,indiferentes.É preciso ler a biblia individualmente.A melhor forma de ter um habito da leitura da biblia é começar reservando um momento a cada dia com este a fim e em seguida estabelecer como objetivo de ler toda de uma vez toda em um ano.Conta-se que George Muller,um cristão inglês do século 18,chegou a ler a biblia toda 200 vezes.
No principio da obra Pentecostal no brasil,era comum ouvir as pessoas não cristãs se referirem aos Pentecostais como"os biblia",decorrente do apego ao

Todos quantos desejam evangelizar,devem também ler os evangelhos varias vezes,fazer cursos biblicos sobre os evangelhos ou temas que falam da salvação.Ora voce deve ter textos preparados para falar do evangelho e ler,meditar dias antes de evangelizar as pessoa,sejam no bairro,ou fora do bairro,na internet postando nas redes sociais,ou no radio,blog,saite,etc.Hoje em dia está ocorrendo algumas distorções quanto lugar que se deve ser reservado á Palavra de Deus na igreja.A pregação e o ensino estão sendo substituidos por outras atividades.Mas a Palavra nos mostra recomendações fundamentais para todos "persiste em ler".Disse Paulo,para então acrescentar"'medita estas coisas,ocupa-te nelas,para que o teu aproveitamento seja manifesta a todos"(1°TM 4.13-14).E veja mais (1°TM 2.15).Não basta apenas sair para evangelizar,é preciso manejar bem ao abrir a biblia para falar do texto do evangelho.(2°TM2.15).

             O tradicionalismo fica de lado e surge á renovação
.A igreja deixa a rotina

A rotina sob os aspectos cria habitos que perpetuam á indiferença.Ela é a fonte de estimulo porque impede a renovação e deixa os crentes acostumados ao comodismo .Outro problema acarretado pela rotina,é que uma igreja,em razão de passar ,ás vezes,tanto tempo numa pratica corriqueira acaba admitindo como normal".então o batismo no Espirito Santo acaba muitas vezes pelo comodismo,quase não há manifestação dos dons ,nem mesmo conversão de pecadores.é isso que Jesus deseja para seu povo/,não,o crescimento de uma igreja,todavia quebra a rotina,pois o avivamento que ele traz impede a tradição humana e leva os crentes a pratica da verdadeira ortodoxia biblica.

É do conhecimento de muitos em certos lugares no interior de certas regiões do brasil,que vivem uma rotina,mesmice,não há crescimento,quando muito alguns apenas que se converte,o evangelismo não não há mais em muitos lugares,não há investimento também.Não existe mais grupos de evangelismo,e em muitos lugares no interior,só tem um lider local e pronto,e só aquele e esse que faz o trabalho de evangelismo sozinho isolado sem convocar o membros para formar um grupo de evangelismo.O desestimulo no interior e cidades maiores é grande pois o lider não levanta alguém para liderar um grupo do evangelismo,e ai fica dificil sozinho..
Na maioria das vezes nos interiores ,o própio lider não quer grupo de evangelização,acha desnessesario fazer um trabalho unido ao grupo de evangelismo. .A consequência é falta de crescimento,desmotivação por falta de visão da biblia sagrada.E esse comodismo,rotina passa ser normal e as consequências vem para igreja e o lider local,fica frustrado por seu própio o erro,por falta de visão,de conhecimento sobre o evangelismo.O própio Jesus tinha um grupo de 12 discipulos,ele não estava só no evangelismo,ele sabia que os discipulos eram úteis,e voce lider tem ai na tua igreja servos de Deus úteis,cheios de talentos e nem sabe,quer fazer o evangelismo sem um grupo juntos,isso é visão erronea e também biblicamente.



                              Motivos para o evangelismo

Jesus se constitui no melhor exemplo para uma igreja que deseja cumprir com sua responssabilidade de evangelizar.O prazer de Jesus consistia no cumprir com a vontade do Pai(JO 4.34),que não desejava que ninguém se perca,mas que todos chegam á salvação(JO9.40).Jesus tinha uma grande visão(MT9.36).Foi percorrendo as cidades e aldeias dos judeus,bem como pregando o evangelho nas cidades,e sinagogas,e curando os enfermos.Se a igreja de hoje deseja estar empenhada com a evangelização do mundo,precisa ter os seus olhos cheios da visão de Jesus,quanto ao real estado da humanidade caída e sofredora só Jesus pode por sua Palavra comunicar essa visão(MC8.22-25).

                                 
Dificuldades na evangelização

Por sua própia natureza,o evangelho sempre enfrentou dificuldades sem medida:ora por ação diretamente de satanas.Jesus em focou estas dificuldades sob um aspecto novo quando disse aos seus discipulos(MT 9.37-38).O maior obstaculo a ser transposto no cumprimento do ide de Jesus,não são os mares,nem barreiras culturais,tão pouco a condiçao para investir no evangelismo,a maior dificuldade em muitos lugares tem sido sempre o lider de cetas igrejas terem a visão estreita,pequena e teimosa.

                                   Motivo para evangelização

A estratégia evangelistica da igreja primitiva alcançou sucesso devido o fato de ter sido levada a efeito partindo duma motivação correta.De igual modo,se a igreja deseja fazer algo no campo da evangelização,algo que mereça menção na eternidade,precisa estabelecer uma meta de evangelização fundamentado numa motivação que envolva outras coisas.
 
                                     Responssabilidade

Pesava sobre os cristãos primitivos a responssabilidade de viverem de acordo com a fé biblica.Eles vivam sob a visão de Deus e estavam decididos agrada-lo em tudo que faziam.O objetivo concretizado de seu mestre,em relação ao Seu Pai celestial(JO 8.29).E este também objetivo da igreja primitiva.Por isso Paulo orou para que os colossensses vivessem de modo digno(COL1.10).

                                  Evangelização e a oração

Não existe absolutamente nada que substitua essencialmente a oração.Faça-se a chamada dos grandes lideres na hist´ria:todos eles tinham ministério de oração.Hudson Taylor,Jonathan Eduwards,João Kanox,D.L.Moody,Andrew A.Bonar,Martinho Lutero confessou"passo duas horas cada manhã"Charles Hadson Spurgeon"ocupaçãoes sem primeiro passar um tempo em oração sem primeiro passar em oração é tão insensato se é tão imprudente quando o soldado que se lança na batalha sem armas nem armadura"(notas igreja em chamas,pp.27,1985).

E.M.B Declara"devoções apressadas produzem fé debil,convicções fracas e piedade duvidosa".Todo livro de atos conta que os cristãos tinham reuniões de orações,hoje deveria seu igual,mas infelizmente tem lideres que tiraram os cultos de oração tradicionalmente no inicio da semana.George Muller,que alcançou milhões com o evangelho de almas salvas,ele é lembrado primeiramente pela sua oração.Charles G.Finey,que foi  considerado o maior evangelista,tinha grande empenho na oração.notas(ibidpp.27).
William Carey,trabalhou e orou por 7 anos antes de batizar o primeiro convertido na India.Judson orou,prevaleceu por 7 anos na Birmania antes de ganhar primeiro discipulo.Morrison orou e trabalhou 7 anos,antes de levar o primeiro chines a Cristo.
As orações deles foram ouvidas.
Devemos nos unir e oração pelo trabalho de evangelização.Deus honrará a oração em conjunta em prol do evangelismo.Reuniões especiais de oração conjunta podem ser organizadas.Reuniões de oração foram realizadas desde os primeiros dias da igreja.Os dez dias de oração entre ascenção de Cristo e o pentecostes foram ocupadas em grande parte pela oração conjuntas.Os crentes então se reuniam diariamente para orar(AT2.42).(notas,a oração que prevalece,Wesleyl.D,pp131).

Quando Pedro e João foram levados diante do Sinédrio e ameaças por causa da cura do coxo,eles voltaram para o grupo de cristãos,e todos se engajaram em oração que o lugar tremeu visivelmente e os cristãos foram novamente "cheios do Espirito Santo"(AT4.31).A partir de então,os periodos de oração caraterizavam a primeira igreja(notasibidpp31)
Muitas igrejas realizam tradicionalmente uma reunião de oração no no inicio ou no meio da semana.Em muitas dessas reuniões,a maior parte do tempo é para cantar,estudar ou expor a biblia,e um periodo pequeno é gasto em intercessão.Muitas tem uma variedade de reuniões no inicio da semana.Varios assuntos de boa qualidade são ensinados e talvez apenas uma parte seja designado para orar.(notas, ibid.pp.132).

Sobrando então pouco tempo para oração.A oração conjunta pelo evangelismo de ter periodos especiais.Os cultos de oração e reunir o grupo de evangelismo é ótima oportunidade de intercessão.Willian Carey e um pequeno grupo de oraçao em Ketring,na Inglaterra,oraram menssalmente no periodo de quase 8 anos antes que viesse um poderoso reavivamento.William Wilberforce foi foi uma ferramenta  de Deus para trazer o despertamento moral e espiritual á Inglaterra.Ele tinha o apoio de um grupo em sua igreja que se reuniram para orar 3 horas por dia(ibid p.135).

George Whitefield,tão poderosamente avivado em principios de 1700,pediu ao povo que se reunisse em reuniões de oração que prevalece.Spurgeon dirigia uma reunião de oração toda segunda feira,com geralmente dias mil pessoas presentes no minimo.Existem exemplos biblicos de ocordo em oração(EX17.8-16).O resultado da Reforma Protestante:A reforma é sem duvida o resultado espiritual de muitos lutadores .Nichols de Basle foi alguem que ajudou a preparar o caminho para a Reforma.Conhecido como'o amigo de Deus",ele e outros influenciados por ele lutaram em oração no periodo de anos.Penssando na Reforma como se entendendo por volta de meados de 1400 até meados de 1600,podemos reconhecer rapidamente que a Reforma e os despertamentos relacionamos a ela naigreja foram objetivo de oração até que acontecessem,e isso mediante a perseverança dos servos de Deus ousados.(notas,ibid,pp.219,Wesley D.).

Muitos foram,conhecidos pelas sua perseverança em oração:Savonarola evangelista da Italia,Martinho Lutero-pai da reforma ,Jhon Kanox que moveu a Escócia para Deus,George-que fundou o movimento dos Quacres.Entre os lutadores.






                       A semeadura e colheita (MT 13.3-8,18.23).




  
No periodo do seu ministério aqui na terra,Jesus empenhou-se a favor da salvação das pessoas.Ele os salvou e mandou que eles continuassem á sua obra,indo á procura de outros para resgata-los do inimigo.Os discipulos de Jesus obedeceram a sua ordem e evangelizaram a geração seguinte que também continuo prosseguindo e evangelização.E assim o evangelho chegou até á nós,que estamos no seculo 21 depois de Jesus ter chamado os primeiros discipulos.Será que esse fato nos deixa de fora da ordem de Jesus?Não absolutamente ele explicou aos discipulos como acontece a semeadura e o ensino é valido para nós hoje também.
Os discipulos viviam tão entusiasmados,com a presença do Senhor e certamente penssavam que tudo continuaria assim daquela forma.As multidões o seguia constantemente,prontas para ouvirem o que o mestre dissesse e todos se convertendo e tornando-se discipulos atuantes.Jesus,porem advertiu que nem todos se converteriam ao evangelho.A multidões estava reunida para ouvi-lo,Jesus ensinou atravez da parábola aos discipulos o significado da mesma e ensinou que a produtividade depende da natureza do campo em que a semente é lançada.Ao umas sementes cairam a beira do caminho.
Na explicação de Jesus,elas ficaram a vista e foram roubadas pelas aves,porque o solo não teve condições de absorve-las.Este é o tipo de coração seus,por não entende-la porque a semente é desprezada por muitos penssamentos maus.

Outra semente cairam em solo pedregoso.Esse,terreno rochoso é dificil para plantação,devido pouca profundidade da terra.As rochas não permitem que as raizes cresçam e se segurem.Dai a este não ter condições de firmeza e com pouco tempo a planta murcha,pois o sol a fere.É como não ter raizes para retirar agua necessaria da terra,sua vida é curta.

           Não deve haver motivo para desanimo em semear 

Mesmo que um primeiro contato alguém não queira aceitar Jesus,isso não queira desanimar Jesus,isso não é o motivo para o desanimo.Certamente outras oportunidades nôs serão concedidas.Devemos perseverar no propósito de ganhar aquela pessoa para Jesus.Esse é o tipo daquelas pessoas que aceitam Jesus pelo entusiasmo do momento.O pregador pregou,tocou nas suas emoções,mas o solo quente da tribulação logo traz o desanimo e faz murchar a planta que só tem crescimento para fora da superfice,isto é exterior.

Outra parte da semente caiu entre os espinhos.Eles sufocaram qualquer tipo de grão que brote junto deles.Essa planta cresce num emaranhado de galhos que dificilmente encontrará lugar para desenvolver-se porque não contará com o sol para lhe dar crescimento.As preocupações,a ansiedade de ter muitas coisas,dinheiro,ambição etc,impedem a operação divina nas vidas destas pessoas.Porem a outra parte da semente caiu em solo fertil,bem cuidado,e própio ao crescimento da plantinha que foi semeada.Jesus falou"mas a terra que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a Palavra;e produz fruto,e um produz 100,outro 30.todo lavrador sabe que existe solos dificeis de receber qualquer tipo de plantação.É necesario trata-lo aduba-lo constantemente,até que esteja própio para plantio.
Da mesma forma precisamos trabalhar o coração das pessoas,para depois então lançar a semente.então significa que devemos muito pelas pessoas jejuar e orar que também é importante,pedir orientação e direção do Espirito Santo.

        Evangelismo ou evangelizar com folhetos ou literatura tem resultados.

Um senhor ainda jovem,estava distribuindo folhetos"sabe,quando eu era jovem também distribuia folhetos,mas é um trabalho que não traz frutos,eu nunca vi uma pessoa se tornar cristão atravez deste trabalho,então se cansou diz a história e abandonou a distribuição de folhetos.
O animado evangelizador distribuidor de folhetos ficou um pouco abatido pela desencorajadora conversa.Mas dai se lembrou que ele própio foi para á igreja atravez de um folheto.O trabalho não foi em vão.Por isso contou ao homem,que poucas Palavras,a sua conversão.Este o perguntou se lembrava quando e o local onde havia recebido o folheto que o levou a conhecer o evangelho.
Esta resposta podia dar com certeza.Estes momentos são decisivos para a vida inteira.Tinha sido na rua M,lá estava parado um jovem que me convidava para participar de um estudo biblico que estava prestes a começar....continua a história"eu neguei  o convite,o jovem me deu um folheto e pediu para ler,me deu seu nome para poder visita-lo se tivesse algum problema".
Nós podemos chegar ao ponto de dizer com em Isaias 49.4"debalde tenho trabalhado,inutil e vã gastei as minhas forças,todavia o meu direito está perante o Senhor e o meu galardão perante meu Deus".Qual é a resposta divina?"...vosso esforço no Senhor não é em vão.Podemos perder o animo quando buscamos o fruto e não o encontramos no trabalho.(Ernesto K.).
A pessoa que referimos é Ernesto K.e lele prossegue ele relatando"sim naquela noite distribuia os folhetos com um coração cheio de amor,eu Ernesto K,era recem convertido.Quando eu não vi pessoas se converterem atravez do evangelismo com folhetos,me cansei.hoje 20 anos depois,Deus me mostrou que o trabalho naquela época não foi em vão.Ele me fez reconhecer o meu fracasso e me dar alegria para trabalhar para Deus de maneira renovada.
Ernesto K"pelo fato de olhar para o visivel perdeu 20 anos e deixou de evangelizar muitas pessoas,enquanto Deus o tinha chamado.Não se deixe desanimar,mesmo que não vejam mais resultados,tenha esperanaça,
pois permaneça a verdade"sua palavra não voltará vazia".prossegue Ernesto K"nos dias nunca sabemos como quando,a onde que Deus vai utilizar o nosso ministério,isto deve nos encorajar a aproveitar de maneira exaustiva,sem perder nenhum oportunidade que surgem.Frequentemente,Deus age exatamente ai quando menos esperamos,Deus age de maneiras das mais variadas e por caminhos totalmente novos"
.
  Nosso trabalho não é vão no Senhor

 (1°cor.15.58).

"...sede firmes e constantes,sempre abundantes na obra do Senhor,sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor".aconteceu algo parecido com a história de Ernesto K.Surgiram dias que eu(Mauricio B.) comecei achar que não tinha resultados em distribuir folhetos,centenas toda semana,eu não via ninguém se converter em Maua-SP,onde evangelizei mais de 10 anos seguidos,mas um dia evangelizando na calçada da igreja no jardim Zaira no decorrer do culto,a igreja estava lotada de gente,vi pessoas que receberam os folhetos,virem aos cultos,e uma vez,distribuindo folhetos,uma pessoa voltou alguns minutos depois que passou na calçada ,e voltou com o folheto na mão,e naquela noite reconciliou e disse o irmã porteiro que sempre estava na escala da portaria a recepcionar pessoas junto comigo naquele dia.
Quando contemplei a pessoa voltando para o Senhor Jesus e outros vindo ouvir a Palavra do Senhor atravez do folhetos e convites,então vi que não era em vão ficar na calçada distribuindo folhetos e convidando as pessoas para entrar na igreja na avenida passa muita gente onde congregamos .
Voce está lendo agora ,pode está acontecendo com voce também,voce está desmotivado no evangelismo no bairro etc,realiza em sua igreja local o evangelismo,mas não importa qual seja simples,mas você nuca deve desistir,continue no trabalho de evangelismo,se você acha ou penssa que não está vendo resultados esparados,aguarde,O Senhor te mostrará  que haverá um resultado,que não é em vão,vai chegar o dia de voce  colher.Nem sempre nós vemos os resultados imediatos,mesmo que tens orado nas madrugas,jejuando,passado vigilias para salvação das almas.No tempo de Deus vai se alegrar.
Então a partir  de hoje,não permita mais,que o seu trabalho de evangelizar com folhetos é em vão,isso pode te atrapalhar e voce pode desanimar,ore mais,jejue mais,Deus vai repreeder a obra satanica que luta contra voce em nome de Jesus Cristo,se voce trabalha em outras areas na obra do Senhor,escreve hinos,poesias,livros evangelicos,estuda cursos biblicos teológicos,prega a Palavra,ensina,é professor na escola dominical ,ou professor de teologia,ou escreve artigos em blogs ou sates nas redes sociais,também evangeliza,não é em vão,sim temos desanimos,mas somos chamados para obra de Deus,não devemos desistir,continue firme,mesmo diante das perseguições de inveja,fofócas,mentiras,falsos testemunhos,traição ministerialmente falando,prossiga que maiores vitórias no teu ministério virão.O Senhor te abrirá mais portas e maiores do que voce penssa,O Senhor vai te surpreender se continuares firmes,constantes e abundantes na obra do Senhor(1°cor15.58).


               Somos coperadores (1°cor 3.9, 2°cor 6.1)

"Porque nós somos coperadores de Deus vós;sois lavoura de Deus e edificio"."coperadores de Deus..."O apostolo Paulo está a tratar da questão da atitude dos membros para com os servos e mais uma vez afirma que o Senhor ocupa o lugar de primazia,Paulo e Apolo,cooperam a lição principal na idéia de cooperadores(MC 16.20,2/COR 6.1).Deus está no controle,é ele da o crescimento,mas nos coperamos,somos chamados para arar ou regar,semear e colher.
A coperação é importante para o sucesso,sustente em tempos de fraqueza(EX 17.12).Da sucesso na batalha(1°SM 14.6).Somos coperadores de Deus e uns dos outros,e não concocorrentes ou competidores cada qual sendo recompessados segundo suas obras para expanção do reino de Deus.
João 15.8"nisto é glorificado meu Pai,em Deus muito fruto'.Damesma forma que o Pai foi glorificado na obra do Filho(JO13.31-32),ele é glorificado também na obra dos discipulos de Jesus.Está obra é tida como um todo completado.Essa ação de sua Palavra permite ao Senhor esmpregar mais a vida dos seus,e eles produzem"frutos ainda mais frutos"v.2,agora "muito fruto",a obra de purificação  e de limpeza surgi os resultados são visiveis.Toda aprovação de frutos vem do Senhor,porque"todas nossas fontes estão em Jesus"(SL87.7).

Os resultados de nossa obediencia pertence á Deus e o Senhor glorificado.Ele quer que do trabalho de sua Palavra em nossos corações resulte a glorificação de Deus,por nossas vidas e nosso trabalho.
"Muito fruto..."v.8,trabalho e a vida de evangelismo,produtiva do cristão trazem gloria ao Pai,assim seus seguidores resultem em "muito fruto",o fato de produzir fruto prova que o discipulo vive em Cristo e Cristo no Filho,e continuar produzindo frutos na evangelização.





                               
       Musica e evangelismo

"Louvando a Deus,procurando alcançar pessoas evangelizando as com letras que falem do evangelho de Jesus,do poder de Deus".

Um dos grandes exemplos que temos sobre a importancia da menssagem biblicas nos hinos está contida na própia biblia.Os salmos que eram cantados por israel revelam uma grande menssagem e grande conteudo isso evidencia que a música cristã deve ser o evangelho pregado,atravez da musica (notas redifimpp.83,introduçaoa musica).
 
A musica cristã proclama á justiça de Deus,é diferente de qualquer outro tipo de musica,e o mundo incrédulo persebe isso.
A dispensação da graça começou com hinos(LC2.14,29,32).,mais exemplos(FP2.6,11,EF5.14,1°TM1.17,3.16,6.16,2°TM4.18,AP4.11,5.9,15.3).A musica nos dias de Jesus,sendo Jesus Judeu,frequentava a sinagoga,onde cantavam e tocavam ao Senhor(MC14.26,MT26.30 SL113 E 118).Nos primeiros dias da igreja;no periodo do novo testamento,os cristãos primitivos seguiram as formas musicais dos Hebreus,naqueles lugares onde a igreja contava com forte nucleo judaico,entretanto,logo o Espirito Santo enriqueceu o repertório(AT 2.47,1°COR14.7,8,15,26,  EF 5.19 COL 3.16 TG 5.13).
No periodo do reinado de Davi,foi enfatizada a grande importancia a musica,sendo ele mesmo um musico de habilidade.Foi Davi que começou a proficionalização da musica sacra em israel,4.000,dentre os 38 mil levitas escolhidos para servissem ao templo eram musicos(1°cronicas 15.16,23.5).
Hoje em dia,muito do que é chamado de musica cristã contemporranea não proclama a justiça de Deus.Caso a musicas deixa Cristp de lado,caso deixe a menssagem da salvaçao e não mencione sobre arrependimento,etc,ele não vem de Deus.Tem surgido letras que tem sido norteado pelo desejo de agradar a natureza interior do homem,não cumprindo o propósito de glorificar a Deus. declara Joe Jordam). 
A musica deve anunciar Jesus o própio Cristo.Como é maravilhoso pensar na musica cristã anunciando Jesus messias.A majestade de uma composição musical como "messias de Handel,é um bendito exemplo dessa verdade".O problema encontrado hoje em dia  que muito do que é vendido sob rótulo de musica musica cristã contemporranea,não tem nada haver com Cristo.Este é um logro,e pessoas tem sido iludida.Os filhos costumam dizer"vou para o show gospel",na realidade,alguns desses shows apresentam pouquissimas diferença de um concerto de rock secular,isso é musica cristã?(Dan Lucarini).


                          Usar qualquer estilo ,ritmo?

A musica sacra que merece respeito e tem por assunto as orações nos oficios do culto,tem sido mitas vezes profanados atravez de ritmos e músicos,sem compromisso com o evangelho.Tais coisas,alem de não fazerem parte das funções do culto causam grandes prejuízos para a igreja.
Centenas de rútulos são colocados aos diversos ritmos que surgem aos diversos ritmos que surgem a todo instante,é a igreja se sente as vezes desorientada,então cautela para não misturar musica profana na igreja achando que qualquer ritmo é util na evangelismo.
Não podemos permirtir que nossa musica se misture com profana no evangelismo,e temos que buscar musica adequada EF4.29,A musica é Palavra cantada com maior força de memorização e o texto acima pode ser levado ao pé da letra.Torpe é sinônimo de "indecente,imundo,desonesto,vergonhoso,imundo,tais coisas devem ser evitadas.
Nos dias de hoje muitos tem saturado suas mentes com extremos no que diz respeito ao rock evangélico,não percebem que estão corrompendo seu sistema de valores.Atualmente,muito da musica cristã contemporranea se constitui em ofensa para algumas pessoas e uma pedra de tropeço para outras.Lutero arranjava musicas para os jovens do seu tempo de forma que os levassem para longe das arações da musica mundana,tal evidencia difere."musica cirstã contemporranea  de hoje que refletem a melodia e oritmo do rock secular e outros ritmos profanos.
O critério da avaliação de um hino para evangelismo nunca deveria ser gosto  musical,pois  ele é afetado por influencias culturais e sociais,e por isso mesmo,
está contaminado pelo pecado.

A filosofia que podemos usar qualquer estilo de musica contemporranea em nosso culto de evangelismo ou no culto de louvor e adoração é uma filosofia da(L.A),a liberdade na adoração(contemporraneo).
Dan Lucarini diz"os contemporraneos chamam de legalismo qualquer regra ou padrão que limite as escolhas musicais,em vez disso,eles dependem desta filosofia como seu guia,visto que ja fui um adpto fiel do movimento,agora creio que tal filosofia,é uma grande mentira".
Essa filosofia resulta diretamente de um ensino popular nas igrejas contemporraneas:"Deus aceita como somos".O novo testamento ensina com clareza que a conversão geniana produz mudança de vida,não podemos nos moldar de acordo com os padrões do mundo em profanar a musica,sacra".
 


                     DESEJO ARDENTE DE GANHAR ALMAS


            Já ganhaste uma alma para Cristo? Já experimentaste? Conheces alguém atualmente na glória, com Cristo, levado por ti a Ele? Ou conheces alguém que está no caminho para o céu, porque o informaste do Salvador?Se fossem desvendados os teus olhos, neste momento, para contemplar a eternidade, e se te fosse revelado que tens de passar para lá, neste ano não desejarias depositar aos pés do Salvador algum presente como prova de teu amor? Pode haver um presente tão precioso ou aceitável ao Mestre, como uma alma ganha para Ele, durante um ano?  
As palavras dos maiores, na história da Igreja de Cristo, revelam como o coração os abrasava com este desejo; vamos citar algumas expressões:  

Knox, assim rogava a Deus: “Dá-me a Escócia ou eu morro!”
 Whitefield, implorava: “Se não queres dar-me almas, retira a minha!”

Diz-se de Aleine: “Era insaciavelmente desejoso de conversão de almas, e para este fim derramava seu coração em oração e pregação”

João Bunyan, disse: “Na pregação não podia contentar-me sem ver o fruto do meu trabalho”. 
 Assim dizia Mateus Henry: “Sinto maior gozo em ganhar uma alma para Cristo, do que em ganhar montanhas de ouro e prata, para mim mesmo”
.
D. L. Moody: “Usa-me, então, meu Salvador, para qualquer alvo e em qualquer maneira que precisares. Aqui está meu pobre coração, uma vasilha vazia, enche-me com a Tua graça”.

Henrique Martyn, ajoelhado na praia da Índia, onde fora como missionário, dizia: “Aqui quero ser inteiramente gasto por Deus”.

João Hunt, missionário entre os antropófagos, nas ilhas de Fidji, no leito de morte, orava: “Senhor, salva Fidji, salva Fidji, salva este povo. Ó Senhor, tem misericórdia de Fidji, salva Fidji!”
João McKenzie, ajoelhado à beira do Lossie, clamava: “Ó Senhor, manda-me para o lugar mais escuro da terra!”

Praying Hyde, missionário na Índia, suplicava: “Ó Deus, dá-me almas ou morrerei!”  Quando aqueles que assistiam a morte de Davi Stoner, pensavam que seu espírito já tivesse voado, ele se levantou na cama, e clamou: “Ó Senhor, salva pecadores! Salva-os as centenas e salva-os aos milhares!”, e findou a sua obra na terra. O desejo ardente da sua vida, dominava-o até a morte.

Davi Brainerd falava: “Eis-me aqui, Senhor. Envia-me a mim! Envia-me até os confins da terra: envia-me aos bárbaros habitantes das selvas; envia-me para longe de tudo que tem o nome de conforto, na terra; envia-me mesmo para a morte, se for no Teu serviço e para o progresso do Teu reino”. Ele escreveu: “Lutei pela colheita de almas, multidões de pobres almas. Lutei para ganhar cada alma, e isto em muitos lugares. Sentia tanta agonia, desde o nascer do sol até anoitecer, que ficava molhado de suor por todo o corpo. Mas, oh! Meu querido Senhor suou sangue pelas pobres almas. Com grande ânsia eu desejava ter mais compaixão”.
 Brainerd podia dizer de si: “Não me importava o lugar ou a maneira que tivesse de morar, nem por qual sofrimento tivesse de passar, contanto que pudesse ganhar almas para Cristo. Quando dormia, sonhava com essas coisas, e ao acordar, a primeira coisa em que me ocupava essa era grande obra; não tinha outro desejo a não ser a conversão dos perdidos”

.Encontrava-se João Welsh, nas noites mais frias prostrado no chão, chorando e lutando com o Senhor, por seu povo. Quando sua esposa implorava que explicasse a razão de sua ânsia, respondia: “Tenho que dar conta de três mil almas e não sei como estão”.
O profeta Jeremias: “Se eu disser: Não farei menção dele, nem falarei mais em Seu nome, há no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou cansado de sofrer, e não posso conter-me”. (Jer 20.9).O apóstolo Paulo: “Tornei-me tudo para todos, para de todo e qualquer modo salvar alguns”. (1 Cor 9.22).O sentimento do Filho de Deus: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”. (2 Tim 1.15).O desejo do Pai celestial: “Pois assim amou Deus ao mundo, que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16)

D. L. Moody conta o seguinte, explicando como Deus o dirigiu a deixar tudo para passar o resto da vida no serviço de ganhar almas: “Não perdi a visão de Jesus Cristo, desde o primeiro dia que O encontrei, na loja em Boston, onde era caixeiro. Porém durante alguns anos achava que não podia trabalhar para Deus. Ninguém me pediu para que fizesse alguma coisa em favor do Evangelho.

Quando fui a Chicago, aluguei cinco assentos na Igreja, e saía e me esforçava para encher os bancos, com moços que encontrava nas ruas. Não falava a estes acerca das suas almas; julgava eu que falar aos pecadores era trabalho dos anciãos. Depois de algum tempo de assim trabalhar, abri uma Escola Dominical, em outra parte da cidade. Para mim, a única coisa era ter o maior número na Escola, e trabalhava com este alvo. Quando a assistência era de menos de mil pessoas, eu ficava perturbado; e quando subia a mil e duzentas ou a mil e quinhentas então me alegrava. Até então ninguém fora convertido; não houvera colheita. Então, Deus me iluminou.Havia na escola uma classe de moças que eram, sem dúvida, as mais vaidosas que eu jamais encontrara. Num domingo o professor estava doente, e eu ensinei a classe. Zombaram de mim na minha presença e eu fui tentado a expulsá-las, para nunca mais voltarem. Durante a semana, o professor entrou na loja onde eu trabalhava. Vi que ele estava pálido e muito doente. “Que tens?” perguntei-lhe. – “Tive outra hemorragia nos pulmões. O médico diz que não posso ficar em Lake Michigan, e vou para o Estado de Nova Iorque. Por mim, vou para casa para morrer”. Ele parecia muito perturbado e quando perguntei a razão, respondeu: “Ora, nunca dirigi uma moça da minha classe para Cristo. Acho que realmente tenho feito mais mal do que bem, às moças”.
Nunca tinha ouvido alguém falar nisso, e fiquei meditando.Depois de um pouco, eu disse: “Não achas bom ir dizer-lhes o que sentes? Irei, também, numa carruagem, se queres ir”. Ele concordou e saímos juntos. Foi uma das melhores viagens que jamais fiz na terra. Fomos à casa de uma das moças e o professor falou pra ela acerca da alma. Então, não se ria mais. Lágrimas apareceram-lhe nos olhos. O professor depois de explicar o caminho da salvação, sugeriu que orássemos. Pediu que eu orasse. Em verdade, nunca fizera tal coisa, nunca orara a Deus que convertesse a uma moça, e na mesma ocasião, porém, oramos, e Deus respondeu à oração.Fomos à casa das outras moças.      Quando ele subia a escada, faltava-lhe o fôlego, mas explicava às moças o propósito de nossa visita. E, sem muita demora, ficaram quebrantadas e começaram a buscar salvação.Quando ele não podia mais andar, levei-o de novo para sua casa. No dia seguinte saímos outra vez. Passara-se dez dias, e chegou de novo à loja, com o rosto brilhando. “Sr Moody”, disse ele, “a ultima já se entregou a Cristo”. Como foi grande o nosso regozijo! Ele tinha de partir na noite do dia seguinte; chamei sua classe para uma reunião de oração, e lá, Deus acendeu um fogo na minha alma, que nunca mais se apagou. O maior alvo da minha vida era ser comerciante próspero; se tivesse sabido que estava para perder este alvo, é provável que não teria ido. Mas quantas vezes agradeço a Deus, depois daquele culto!O professor que estava para morrer, sentou-se no centro da classe e falava-lhes, lendo o capitulo catorze de João.

Experimentamos cantar o hino: “Benditos laços são, os do fraterno amor”, e depois ajoelhamo-nos para orar. Quando eu queria levantar-me da oração, uma das moças da classe começou a orar por seu professor, já moribundo, outra orou e, depois outra; e antes de nos levantarmos, a classe inteira tinha orado. Quando saímos, disse pra mim mesmo: “Ó Deus, deixa-me morrer antes de perder a benção que recebi aqui, esta noite!”
No dia seguinte, fui à estação despedir-me do professor. Antes de sair o trem, chegaram, uma a uma, todas as moças da classe sem haver qualquer combinação. Que culto! Experimentamos cantar, mas só podíamos chorar. A última coisa que vimos do professor, na plataforma do último carro, com o dedo apontado para cima, implorava que a classe o encontrasse no céu.

Eu não sabia o preço que tinha de pagar por causa desta experiência. Não tinha mais habilidade para o comércio, tinha perdido o gosto de negociar. Tinha provado algo de um outro mundo, e não queria mais ganhar dinheiro. Durante alguns dias depois, tive a maior luta da minha vida. Devia deixar o comércio e entregar-me inteiramente à Obra de Cristo, ou não? Nunca me arrependi da minha escolha. Oh, a delícia de dirigir alguém das trevas, à luz gloriosa do Evangelho!

A mensagem direta para todo crente, é a mesma: “Teu Rei precisa de ti, ara proclamar a mensagem a todas as criaturas”.   (notas Esforça-te para ganhar almas,Orlando Boyer,1975 ed.vida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário